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Talis 2024 traça perfil da profissão docente em 54 países, entre eles o Brasil

Talis 2024 traça perfil da profissão docente em 54 países, entre eles o Brasil

Estudo divulgado periodicamente pela OCDE indica, entre outros pontos, que maioria dos professores brasileiros não se sente valorizada pela sociedade

07/10/2025

Redação Jeduca

A Talis (Teaching and Learning International Survey), divulgada nesta terça-feira (7/10) é uma pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) sobre professores e diretores de instituições de ensino. Foi realizada em 2008, 2013, 2018 e 2024.

Seus resultados, assim como os de outros estudos realizados pela OCDE, trazem aspectos muitas vezes não explorados em pesquisas e levantamentos nacionais e possibilitam comparações internacionais, contextualizando o Brasil frente a outros países.

A Talis 2024 foi realizada em 54 países ou sistemas de ensino (alguns países têm mais de um sistema), com docentes de três níveis  equivalentes ao ensino fundamental 1, ensino fundamental 2 e ensino médio. Participaram da amostra cerca de 4 mil professores de 200 escolas de cada sistema de ensino. Os diretores das escolas participantes foram ouvidos também.

Nem todos os países participaram dos três níveis avaliados. O Brasil, por exemplo, só participou com dados sobre professores e diretores do ensino fundamental 1 e do ensino fundamental 2. Porém a maior parte das análises e comparações envolvendo o Brasil dizem respeito ao fundamental 2.

A Talis 2024 é composta por um relatório geral e pelas chamadas country notes, ou notas dos países, que compilam os principais dados. A country note do Brasil pode ser baixada aqui.

O relatório possui as seguintes seções:

A seguir, alguns dos principais achados da Talis 2024 relacionados ao Brasil

Status da profissão docente

Resultados sinalizam que os professores se sentem pouco valorizados pela sociedade e pouco considerados nas políticas públicas.

Contrato de trabalho

Em consonância com dados recentes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), a Talis revela um cenário de diminuição da quantidade de professores com contrato de trabalho permanente entre 2018 e 2024 e que a grande maioria dos professores trabalham em tempo parcial.

Salário

Pouco mais de um quinto dos professores está satisfeita com a sua remuneração.

Uso do tempo

Professores brasileiros com contrato de tempo integral trabalham mais do que seus colegas da OCDE e gastam mais tempo preparando aulas e corrigindo provas e tarefas.

Professores que trabalham tempo integral:

Bem-estar e saúde

O trabalho docente afeta mais intensamente a saúde mental e física dos professores brasileiros em relação aos colegas da faixa da OCDE.

Manejo da sala de aula

Os professores brasileiros utilizam mais tempo de aula para manter a sala de aula em ordem do que a média da OCDE.

Professores gastam 21% do tempo da aula para manter a ordem (média da OCDE: 15%). Tempo aumentou 2 pontos percentuais no Brasil e na OCDE desde 2018.

Extraído integralmente do Jeduca

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