Ícone do site Educação & Tendências l Onde o presente da educação encontra o futuro

Concurso “Nutrindo Canções” incentiva a alimentação saudável nas escolas de SC 

Concurso "Nutrindo Canções" incentiva a alimentação saudável nas escolas de SC 

Ação do Grupo Risotolândia associa música e criatividade em projeto de Educação Nutricional saudável. Os estudantes criam paródias e concorrem a prêmios 

Em uma iniciativa que une educação, música e bem-estar, o Grupo Risotolândia, empresa líder em refeições coletivas no Sul do país, anuncia o lançamento do concurso cultural “Nutrindo Canções”. O projeto é voltado para os estudantes das mais de 400 escolas da rede pública estadual atendidas pela empresa em 76 cidades catarinenses. A competição convida os alunos a criarem paródias musicais sobre a importância de uma alimentação saudável, transformando o refeitório em uma extensão da sala de aula.  

A ação surge como uma ferramenta lúdica para incentivar bons hábitos alimentares e, consequentemente, ajudar a combater dados preocupantes, como os apontados pelo Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), que mostra uma em cada dez crianças brasileiras de até 5 anos com excesso de peso, e pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), que revela que mais de 30% dos adolescentes brasileiros estão na mesma condição. 

Refeições equilibradas e nutritivas são essenciais para crianças e adolescentes em desenvolvimento. Quando se trata do ambiente escolar, a importância é ainda maior, pois a qualidade nutricional interfere diretamente no desempenho dos estudantes, reduzindo, inclusive, o índice de evasão, como comprovam dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  

Essa relação também está presente no estudo “O Estado da Alimentação Escolar na América Latina e Caribe”, realizado pelo Programa Mundial de Alimentos (WFP) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O documento revela que o equilíbrio e a qualidade da alimentação servida às crianças nas escolas são fundamentais tanto para que estejam bem alimentadas quanto para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional, proporcionando as condições ideais para aproveitar ao máximo o processo de ensino-aprendizagem.  

Aqui no Brasil, uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) com crianças que recebem uma alimentação balanceada e nutritiva, provou, em testes cognitivos, que estes estudantes têm maior capacidade de concentração durante as aulas. Outro levantamento, conduzido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), destacou que crianças com acesso a uma alimentação saudável na escola apresentam menor incidência de problemas de saúde, como anemia, desnutrição e obesidade. 

“A refeição escolar é, para muitos estudantes, a principal fonte de nutrientes do dia”, afirma a nutricionista Larissa Schlupp, coordenadora da Risotolândia em Santa Catarina. “Com o ‘Nutrindo Canções’, queremos ir além do prato e usar a arte para que a criança entenda de onde vem o alimento e o bem que ele faz, tornando-se protagonista de suas próprias escolhas. Esse é o conhecimento que ela levará para toda a vida”. 

Como Funciona o Concurso 

Para participar do “Nutrindo Canções”, os estudantes matriculados nas escolas públicas estaduais atendidas pela Risotolândia devem, individualmente ou em duplas, criar uma paródia musical com o tema “A importância de uma alimentação saudável”. A apresentação deve ser gravada em um vídeo com duração máxima de dois minutos e entregue na escola até o dia 08 de outubro.  

Cada instituição fará uma seleção interna e enviará um único vídeo para representar a escola. Uma comissão da Risotolândia avaliará os trabalhos segundo critérios como criatividade, originalidade e clareza da mensagem, e selecionará os finalistas. Os vídeos finalistas serão publicados nos perfis oficiais da Risotolândia no Instagram e TikTok, e os vencedores serão escolhidos por votação popular, com base no número de curtidas. 

Prêmios e Cronograma 

A premiação inclui: 

Datas importantes

A iniciativa reforça o compromisso da Risotolândia com a saúde e a formação dos estudantes catarinenses, celebrando os profissionais de nutrição que diariamente servem mais de 150 mil refeições balanceadas e de qualidade no estado. 

Sair da versão mobile