Iniciativa online e gratuita conta com apoio da Embaixada da França no Brasil e oferecerá 75 bolsas para comunicadores de todo o país, e as inscrições vão até 24/9
Com a proximidade da 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP30, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025 em Belém, a Agência France-Presse (AFP), agência internacional de notícias líder em verificação digital, promove um treinamento online sobre desinformação climática para jornalistas com apoio da Embaixada da França no Brasil.
A desinformação viraliza para enganar um grupo de pessoas, apoiar uma teoria conspiratória, desacreditar uma figura pública ou movimento político e/ou gerar renda através de cliques. Também pode colocar em risco a saúde e até a vida das pessoas, ameaçando mesmo o exercício de direitos básicos e influenciando a formação de opinião sobre assuntos imprescindíveis como o futuro do planeta.
Seus efeitos na sociedade são particularmente nocivos em momentos de decisão, como será a COP30 em Belém. Nesse contexto, jornalistas devem estar mais atentos do que nunca a conteúdos suspeitos que crescem nas redes sociais e podem migrar para fora das telas, fomentando dúvidas e favorecendo a inação climática.
Quais são os principais tipos de desinformação climática? Quais formas de evitála? Como não cair nas armadilhas do “greenwashing”? São as perguntas-chave que guiaram o programa da Clínica de combate à desinformação climática da AFP.
Serão 75 bolsas gratuitas oferecidas para dois encontros online exclusivos, em que serão apresentadas técnicas e ferramentas de checagem. O curso será ministrado pela jornalista Maria Clara Pestre, editora de investigação digital do AFP Checamos no Brasil.
“A AFP está feliz e orgulhosa em oferecer essa Clínica de combate à desinformação climática, com apoio da Embaixada da França no Brasil”, assinalou Thomas Morfin, diretor da AFP no Brasil. E adicionou: “Em preparação para a COP30 em Belém e em meio a tantos desafios para a informação, é essencial fornecer aos jornalistas as ferramentas para garantir um debate democrático sério e honesto sobre as questões climáticas”.
François Legué, Conselheiro de cooperação da Embaixada da França no Brasil, afirma que, com esse apoio, “a França demonstra seu compromisso em atuar, ao lado do Brasil, na defesa da informação climática, condição essencial para o sucesso da COP30 e a proteção do meio ambiente”.
“Este projeto representa um passo importante para o enriquecimento do debate público e para a qualidade dos conteúdos que serão difundidos a milhares de leitores em todo o mundo”, destacou Legué.
A proposta tem como objetivo fornecer aos participantes uma formação ampla, com base em exemplos reais verificados pela equipe global de checadores de fatos da AFP. Serão apresentadas técnicas e estratégias aplicadas pelos jornalistas da agência para encontrar informação confiável, lidar com os desafios impostos pela inteligência artificial e discernir compromissos sérios de sustentabilidade de promessas infundadas.
As inscrições estão abertas até o dia 24 de setembro e podem ser realizadas clicando aqui. Os encontros serão realizados nos dias 29/9 e 6/10, de forma online, das 19h às 22h.
Com 43 anos, Rafael Gmeiner é jornalista especialista em Produção de Conteúdo, especializado em Franquias, CEO da Agência VitalCom, do site Mundo das Franquias e do site Educação & Tendências. Atua há mais de 23 anos, com Jornalismo e Comunicação, tendo passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites. Também, é especialista em Assessoria de Imprensa, segmento em que já atua há quase duas décadas. Além disso, é produtor de conteúdo, em especial para o ambiente online, que requer técnicas de SEO, otimização de textos para melhor posicionamento nos buscadores. Há mais de 10 anos é especializado no setor de Franquias, no qual mantém o seu site de notícias. Além disso, é sócio de uma franqueadora. Entre os seus parceiros e clientes atuais estão a reconhecida jornalista Analice Nicolau; Mônica Lobenschuss, especialista em Growth Hacking, Estratégias de Negócios e Mídias digitais; e a rede de franquia Face Doctor. Rafael também já prestou serviços para o governo da Argentina, com ações específicas no Brasil.

