Na imersão online, no dia 7/08, coordenadores e mantenedores de escolas poderão entender sobre os principais desafios legais, formativos e pedagógicos da inclusão
Com o intuito de compartilhar as melhores práticas da educação inclusiva com mantenedores e gestores escolares, a SOMOS Educação – uma das principais empresas de educação básica do País -, por meio dos sistemas de ensino Anglo, pH, Amplia, Fibonacci, MaXi, plataforma par, Piaget, Rede Pitágoras e da solução de Inteligência Artificial, Plurall IA, realizará o workshop gratuito e online “Inclusão: desafios e oportunidades para a gestão escolar”.
O evento, marcado para o dia 7 de agosto, das 14h às 17h, será transmitido ao vivo e contará com uma programação repleta de temas relevantes. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.
Números de alunos com deficiência no Brasil
No Brasil, mais de 3,4 milhões de estudantes com deficiência estão matriculados nas escolas brasileiras, segundo o Censo Escolar, apurado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Do total, 53,7% possuem deficiência intelectual e 35,9% são estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). E ainda, 92,5% das matrículas de alunos com deficiência em 2024 foram realizadas em escolas regulares, dado que indica que há avanço na inclusão escolar.
No entanto, a educação inclusiva ainda representa um desafio significativo para as escolas, no sentido de formar professores capacitados e de atender o que determina a legislação.
Neste sentido, a criação de um Plano Educacional Individualizado (PEI) – documento pedagógico personalizado que busca atender às necessidades educacionais específicas de alunos que exigem apoio especializado – é uma das diretrizes principais.
Durante a live, a Dra. Fernanda Misevicius, advogada especialista no mercado educacional, abordará de forma clara o que a lei exige e como a gestão pode (e deve) se preparar para cumprir seu papel.
Na oportunidade, os participantes também poderão entender como novas tecnologias — incluindo a Inteligência Artificial — podem apoiar professores, alunos e gestores na construção de uma escola mais inclusiva.
Além disso, as educadoras e autoras Taís e Roberta Bento, da SOS Educação, trarão reflexões sobre os caminhos para um diálogo construtivo entre família e escola, fortalecendo essa parceria essencial para o sucesso da inclusão.
Confira a programação:
14h – Legislação e os desafios da inclusão na gestão escolar
Entenda com a Dra. Fernanda Misevicius, advogada especialista no mercado educacional, o que a lei exige e como a gestão pode se preparar para cumprir seu papel.
15h – Formação de professores: um pilar para a inclusão
Com especialistas do PROFs e Instituto Singularidades, conheça práticas formativas que realmente fazem a diferença no dia a dia da sala de aula.
15h45 – Plano de Ensino Individualizado e a Tecnologia na Inclusão Escolar
Com Lidiane Olo, diretora de produção de materiais didáticos da SOMOS Educação, Marcelo Silva, diretor comercial da SOMOS Educação e Bruno Brusco, diretor de tecnologia e soluções digitais da SOMOS Educação, aprenda a usar o Plano Educacional Individualizado (PEI) como ferramenta central para a inclusão e saiba como novas tecnologias, assim como a Inteligência Artificial, podem apoiar professores, alunos e a gestão em uma escola mais inclusiva.
16h30 – Família e escola na inclusão: caminhos para um diálogo construtivo
Com Taís e Roberta Bento, especialistas na relação Família-Escola, abordam os desafios que interferem na tão necessária parceria família-escola, um passo fundamental para dias mais leves, com os resultados tão sonhados para um processo de inclusão bem-sucedido.

Com 43 anos, Rafael Gmeiner é jornalista especialista em Produção de Conteúdo, especializado em Franquias, CEO da Agência VitalCom, do site Mundo das Franquias e do site Educação & Tendências. Atua há mais de 23 anos, com Jornalismo e Comunicação, tendo passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites. Também, é especialista em Assessoria de Imprensa, segmento em que já atua há quase duas décadas. Além disso, é produtor de conteúdo, em especial para o ambiente online, que requer técnicas de SEO, otimização de textos para melhor posicionamento nos buscadores. Há mais de 10 anos é especializado no setor de Franquias, no qual mantém o seu site de notícias. Além disso, é sócio de uma franqueadora. Entre os seus parceiros e clientes atuais estão a reconhecida jornalista Analice Nicolau; Mônica Lobenschuss, especialista em Growth Hacking, Estratégias de Negócios e Mídias digitais; e a rede de franquia Face Doctor. Rafael também já prestou serviços para o governo da Argentina, com ações específicas no Brasil.
