Sua empresa investe em educação como estratégia de negócios?

Sua empresa investe em educação como estratégia de negócios?

Faz tempo que o desenvolvimento de pessoas e negócios não passa mais só por salas de aula tradicionais ou cursos de pós-graduação e MBA, por exemplo

Organizações de todos os portes e setores têm investido na formação de seus times por meio de universidades corporativas, que unem conhecimento formal e amplo com aprendizagem específica sobre a empresa e o setor em que atua.

Marcas como Ambev, Sebrae, Petrobrás, Unimed, Google e Apple são alguns exemplos de instituições que incluíram a educação em suas estratégias de negócios.

Preparando as pessoas para solucionar problemas

Afinal, em um mundo em que a mudança é intensa, é fundamental preparar as pessoas para os desafios de hoje e para as mudanças, além de treiná-las sobre temas que são importantes para o momento atual e o futuro.

Assim, é possível construir um repertório para liderar e vencer em qualquer ambiente, unindo hard e soft skills, ou seja, o conhecimento técnico e o comportamental, além de tech skills, com atualização sobre as tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial, por exemplo.

Mercado de educação corporativa no mundo

Para se ter uma ideia da importância do tema, o mercado de educação corporativa global deve atingir US$ 550 bilhões até 2030, puxado por reskilling digital, treinamentos técnicos e compliance, segundo fontes como HolonIQ Global Education Outlook, McKinsey Future of Work.

E a sua organização, quer começar neste jogo?

  1. Identifique em que momento a sua empresa está e o que seria importante treinar.
  2. Faça um cronograma e combine atividades diferentes de compartilhamento de conhecimento, como palestras, cursos, workshops etc.
  3. Lembre-se de que ensinar para adultos é diferente do modelo para crianças, por isso, conheça mais sobre a andragogia.
  4. Busque parceiros para esta jornada, como universidades que já possuem os cursos que você precisa e podem entregá-los sob demanda ou plataformas que comportem treinamentos customizados.
  5. Pense em ações de curto, médio e longo prazos, sabendo que o planejamento precisa ser vivo e dinâmico, para acompanhar o ritmo das mudanças de mercado.
  6. Faça benchmarking com quem já está neste jogo e pode compartilhar informações valiosas de erros e acertos.
  7. Inclua temas como comunicação, inteligência emocional e IA, pois todos precisam ser mais treinados nestes temas: afinal, são os maiores impedimentos no progresso de times.

E, o mais importante, comece logo: o conhecimento transforma pessoas, negócios e resultados. A sua empresa não pode deixar de lado a força da educação.