Sorocaba (SP) revoluciona rede municipal de ensino, para evolução de qualidade

Sorocaba (SP) revoluciona rede municipal de ensino, para evolução de qualidade

Desde de 2022, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), deu início a uma ação inédita no município, a entrega dos uniformes escolares para todos os estudantes da rede municipal de ensino. 

Desde então, a iniciativa vem se repetindo anualmente e beneficiando um número superior a 61 mil alunos.

Assim, são atendidas desde as crianças da creche até os adolescentes que estudam nos anos finais do Ensino Fundamental. 

Cada aluno recebe um kit contendo: um agasalho, uma calça, uma camiseta regata, uma camiseta manga longa, duas camisetas de manga curta e uma bermuda. 

A partir de 2025, os estudantes passaram a receber também uma mochila, além das peças do uniforme. 

Desde a concepção dessa ideia, o chefe do executivo sorocabano, o prefeito Rodrigo Manga, não apenas apoiou a iniciativa como destacou sua relevância. 

Segundo manifestou à época, por se tratar de uma ação inédita do município, foi cercada de expectativa, pois tinha o objetivo de beneficiar os alunos e também suas famílias, desonerando-as de um gasto significativo, especialmente, em uma época ainda marcada pelos impactos do pós-pandemia. 

Em nosso dia a dia, na pasta, seguimos verificando que, além de continuar representando um alívio no orçamento doméstico, a entrega dos uniformes consiste em um importante equalizador social, ao proporcionar a todas as crianças e adolescentes o acesso ao uniforme, independentemente da situação socioeconômica das famílias.

Tecnologia e mais profissionais

O projeto de ampliação da qualidade do ensino em Sorocaba inclui, ainda, várias outras medidas, tais como a aquisição e entrega de tablets e Chromebooks para os docentes. 

A primeira unidade escolar a receber os equipamentos foi a E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, no Jardim Santo Amaro, em julho de 2022. No total, foram atendidos aproximadamente 33 mil alunos e 2,3 mil professores. 

A iniciativa, aliada à aquisição de lousas digitais e a programas como o “PTS (PARQUE Tecnológico de Sorocaba) na Escola”, que ensina temas relacionados à tecnologia e ao pensamento lógico e científico, vem fazendo a diferença no avanço educacional e desempenho dos alunos da rede municipal. 

Também foi adquirida a plataforma Google for Education, conjunto de aplicativos que contribui para a interação entre professores e alunos, em favor do processo de ensino-aprendizagem. Ao longo de dois anos, os docentes receberam capacitação específica, voltada ao uso dessa ferramenta, que pode ser utilizada por toda a comunidade escolar e gestores educacionais. 

Para a Sedu, além disso, o fio condutor da evolução no ensino passa, necessariamente, pelo educador. Por isso, foi essencial o avanço na contratação de mais 3.146 profissionais da área da Educação (sendo 1.973 estatutários e 1.173 CLTs), de 2021 até o momento, em uma proporção inédita na pasta. 

Destaques nacionais

Ações como essas, certamente, contribuíram para o reconhecimento alcançado por 28 escolas do município, ganhadoras do Prêmio Excelência Educacional, em uma parceria com o governo estadual, no programa Alfabetiza Juntos SP. A distinção foi recebida, no auditório do Memorial da América Latina, no dia 25 de março deste ano. 

O prêmio reconhece os esforços das redes municipais e, em muitos casos, na superação das metas estabelecidas na avaliação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2024, tendo como critério o Índice de Excelência Educaional (IEE). 

Foram premiadas 1.171 escolas municipais, de 442 cidades, entre as quais as 28 escolas sorocabanas. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e o regime de ensino, parcial ou integral. O Prêmio Excelência Educacional também proporcionou R$ 100 por estudante matriculado em cada unidade escolar premiada, recursos que serão revertidos exclusivamente a ações de melhoria das condições escolares e dos resultados de aprendizagem.

Em 2025, Sorocaba também foi agraciada com o Selo Ouro, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). 

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização reconhece iniciativas exitosas das Secretarias de Educação na aplicação de políticas e programas que assegurem o direto à alfabetização das crianças, iniciativa lançada em 2024, pelo Decreto nº 12.191. 

E a cidade foi premiada, ainda, durante a 6ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, em razão das atividades desenvolvidas pela Divisão de Alimentação Escolar, da Sedu, em evento realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Sorocaba foi um dos 20 municípios selecionados, dentre os 1.712 participantes que promovem alimentação saudável, por ações realizadas no ano letivo de 2024, nas escolas públicas da educação básica que são atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). É um marco para a cidade, que figurará em um livro sobre o tema, elaborado pelo FNDE. 

O resultado se afina com a percepção local, pois uma pesquisa de satisfação realizada, no segundo semestre 2024, realizado pela Divisão de Alimentação Escolar da Sedu apontava um índice de aprovação (ótimo/bom) de 99,27%, ante os 98,46% registrados no semestre anterior.