Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação são temas de webinars da Jeduca

Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação são temas de webinars da Jeduca

São dois webnários, realizados na primeira semana de dezembro, com transmissão online para aprofundar sobre o SNE e o PNE 

A próxima semana será marcada por dois encontros fundamentais para quem acompanha de perto as políticas educacionais brasileiras. Nos dias 2 e 10 de dezembro, sempre às 11h, a Jeduca (Associação de jornalistas de educação) promove uma nova rodada de webinários dedicados a aprofundar a compreensão e aprimorar a cobertura jornalística sobre dois temas estruturantes: o Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE).

Em um cenário de reconstrução institucional e retomada de metas estratégicas para a educação básica, compreender os caminhos, disputas e prioridades desses dois instrumentos é essencial não apenas para profissionais da imprensa, mas para gestores, pesquisadores, educadores e todos que atuam no debate público sobre políticas educacionais.

Os encontros, abertos, gratuitos e transmitidos online, reúnem especialistas de diferentes frentes acadêmicas, governamentais e da sociedade civil, oferecendo ao público uma oportunidade valiosa de acessar análises qualificadas e pontos de vista complementares.

Webinário 1: o SNE em debate: perspectivas e pontos de atenção para a cobertura

O primeiro encontro, no dia 2 de dezembro, às 11h, com transmissão ao vivo, discute o Sistema Nacional de Educação (SNE), cuja regulamentação avança no Congresso após anos de espera. O SNE é considerado peça-chave para organizar a cooperação entre União, estados e municípios, estabelecer responsabilidades e garantir maior equidade na oferta educacional.

Participantes confirmados:

  • Carlos Roberto Jamil Cury (PUC Minas)
    Referência nacional em políticas públicas e historiador do pensamento educacional.
  • Felipe Michel Braga (Foncede)
    Representante dos conselhos estaduais de educação e suas articulações federativas.
  • Gregório Grisa (Sase/MEC)
    Especialista em cooperação federativa e integrante da Secretaria de Articulação Interfederativa do MEC.
  • Marlei Carvalho (CNTE)
    Voz ativa do movimento sindical e das pautas ligadas ao financiamento e à valorização profissional.

O debate irá destacar desafios de governança, financiamento, mecanismos de colaboração e impactos diretos na cobertura jornalística sobre desigualdades educacionais.

Webinário 2: o PNE em debate: perspectivas e pontos de atenção para a cobertura

O segundo webinário, no dia 10 de dezembro, às 11h, também com transmissão ao vivo, volta-se ao novo Plano Nacional de Educação, em construção para vigorar pelos próximos dez anos. O PNE orienta metas, estratégias e prioridades para todo o sistema educacional, da educação infantil à pós-graduação, e servirá como bússola para estados e municípios em seus próprios planejamentos.

Participantes confirmados:

  • Carol Canegal (Observatório da Branquitude)
    Representando perspectivas sobre desigualdades raciais e seus impactos educacionais.
  • Maria Conceição Silva Lima (União Nacional dos Conselhos Municipais da EducaçãoUNCME)
    Coordenadora da Seccional UNCME/PB
  • Gabriel Correa (Todos Pela Educação)
    Especialista em dados, equidade e avaliação de políticas públicas.
  • Renan Simão (Campanha Nacional pelo Direito à Educação)
    Coordenador de comunicação da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

O encontro deve abordar temas como financiamento, metas de aprendizagem, inclusão, desigualdades estruturais e o papel da imprensa na fiscalização do cumprimento das metas.

Por que acompanhar?

Além de enriquecer a cobertura jornalística, os webinários representam uma oportunidade rara de ampliar o repertório sobre dois pilares estratégicos da educação brasileira. Em um momento em que o país discute metas, investimentos e a consolidação de um sistema mais cooperativo, informado e equitativo, participar é contribuir para um debate público mais qualificado.

A Jeduca convida jornalistas, educadores e interessados a divulgar e participar dos encontros.

O fortalecimento da educação passa, também, por uma cobertura responsável, crítica e bem informada.