Mostra Educativa “Vidas Indígenas” convida professores, educadores indígenas e produtores de conteúdo digital a transformar histórias de vida do acervo do Museu da Pessoa em propostas pedagógicas
Concurso selecionará até 11 projetos em três categorias, com ênfase em propostas de educadores indígenas
O Museu da Pessoa, museu virtual e colaborativo que há mais de três décadas transforma memórias individuais em patrimônio coletivo, abre as inscrições para a nova edição de sua Mostra Educativa, este ano sobre o tema “Vidas Indígenas”. A iniciativa vai distribuir R$ 40 mil em prêmios entre 11 propostas vencedoras, que utilizem histórias de vida indígenas do acervo em projetos educativos. O concurso é gratuito e aberto a participantes de todo o Brasil, com inscrições pelo site.
Nesta edição, a Mostra busca valorizar culturas, memórias e saberes dos povos originários, promover reflexão crítica e estimular o uso de narrativas reais como recurso pedagógico. Podem participar professores e coordenadores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, educadores que atuam em projetos extracurriculares e organizações sociais, além de produtores de conteúdo digital com fins educativos.
As propostas devem obrigatoriamente selecionar ao menos dois itens do acervo do Museu da Pessoa relacionados à temática “Vidas Indígenas”, transformando-os em planos de aula, sequências de atividades ou conteúdos digitais. Os trabalhos concorrem em três categorias: Na sala de aula, Além da sala de aula e No digital. Um terço dos prêmios será destinado a educadores ou grupos indígenas.
“A Mostra Educativa reforça a missão do Museu da Pessoa de democratizar o acesso à memória social. Ao trazer as histórias de vida indígenas para a sala de aula e para os espaços educativos, incentivamos novas gerações a refletirem sobre diversidade, identidade e cidadania”, afirma Karen Worcman, fundadora e diretora do Museu da Pessoa.
Os vencedores serão anunciados em 4 de dezembro, em evento online, após processo de seleção realizado por um comitê de especialistas. Ao todo, até 50 projetos serão escolhidos para compor o Centro de Pesquisas do Museu da Pessoa (CEMP), tornando-se referência para escolas e iniciativas educativas em todo o país.
“Trata-se de uma oportunidade única para educadores de todo o Brasil ampliarem o alcance de seus projetos, compartilhando práticas transformadoras e inspirando outras iniciativas”, destaca Caio Dib, jornalista e educador parceiro da Mostra.
Complementar à 5ª Mostra Audiovisual do Museu da Pessoa, também dedicada ao tema “Vidas Indígenas”, o projeto integra a programação cultural de 2025 do Museu da Pessoa. Ambas iniciativas reforçam a missão institucional do Museu de democratizar o acesso à memória social e ampliar o diálogo entre educação, cultura e diversidade.
A Mostra Educativa do Museu da Pessoa é viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Lei Rouanet), por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio oficial da Petrobras. O projeto também conta com o patrocínio do Mercado Livre, 3M, Itaú Unibanco e Pepsico, além de parceria com o Museu Nacional dos Povos Indígenas, da Funai e apoio financeiro do BNDES.

Com 43 anos, Rafael Gmeiner é jornalista especialista em Produção de Conteúdo, especializado em Franquias, CEO da Agência VitalCom, do site Mundo das Franquias e do site Educação & Tendências. Atua há mais de 23 anos, com Jornalismo e Comunicação, tendo passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites. Também, é especialista em Assessoria de Imprensa, segmento em que já atua há quase duas décadas. Além disso, é produtor de conteúdo, em especial para o ambiente online, que requer técnicas de SEO, otimização de textos para melhor posicionamento nos buscadores. Há mais de 10 anos é especializado no setor de Franquias, no qual mantém o seu site de notícias. Além disso, é sócio de uma franqueadora. Entre os seus parceiros e clientes atuais estão a reconhecida jornalista Analice Nicolau; Mônica Lobenschuss, especialista em Growth Hacking, Estratégias de Negócios e Mídias digitais; e a rede de franquia Face Doctor. Rafael também já prestou serviços para o governo da Argentina, com ações específicas no Brasil.
