Projeto voltado para o magistério incentiva a formação de novos docentes com bolsas e experiências práticas na sala de aula
Estudo divulgado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), OIT (Organização Internacional do Trabalho) e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) aponta que serão necessários quase 70 milhões de novos professores até 2030 para garantir o acesso universal à educação básica.
Diante desse cenário, iniciativas que estimulem a formação de docentes desde os primeiros anos de preparação ganham destaque.
Entre elas está o projeto “Apadrinhamento de Jovens para o Curso de Magistério”, desenvolvido pelo Instituto Destino Brasil em parceria com o Colégio Sagrado Coração de Jesus.
O projeto
A proposta oferece bolsas de estudo a estudantes do Ensino Médio interessados em seguir carreira na educação, viabilizadas com o apoio de empresas e instituições madrinhas, como a Escola Atuação, que além de contribuir com o apadrinhamento, também atua como local de prática.
Recentemente, estudantes vinculadas ao projeto tiveram a oportunidade de assumir a regência das turmas onde realizam estágio. Essa experiência representou uma etapa importante para a formação básica das participantes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades que serão aplicadas em diferentes frentes da carreira docente.
“Essa vivência é essencial para poderem assumir a sala com segurança, maturidade e muita clareza sobre o papel do educador. É um salto de desenvolvimento que só a prática proporciona”, explica Carolina Pereira Frizon, diretora da Escola Atuação.
Com foco na formação de base, o projeto busca demonstrar a grandeza da carreira na área de educação.
Um professor pode iniciar a trajetória na educação infantil aos 18 anos e, ao longo do tempo, se tornar palestrante, pesquisador, escritor ou professor universitário.
Qualificação é fundamental para os professores
De acordo o presidente do Instituto Destino Brasil, Ademar Batista Pereira, a valorização do preparo inicial é essencial para o fortalecimento da educação.
“Precisamos incentivar as pessoas a se tornarem professores, a buscarem a preparação necessária para serem excelentes profissionais e a perceberem o melhor modo de atuarem no desenvolvimento das novas gerações”, afirma.
As turmas do projeto reúnem estudantes de diferentes realidades, unidas pelo interesse na carreira docente e pelo reconhecimento das diversas possibilidades que a profissão oferece.
Para Ademar Batista Pereira, esse é um dos principais méritos da iniciativa, pois “a educação abre portas para diferentes trajetórias. O importante é que o primeiro passo seja bem estruturado e apoiado”, reforça.
Sugestões de leituras
O Professor, a Escola e a Educação (Flávia Brochetto Ramos, Jayme Paviani)
De professor para professor: falando de educação (Clemente Ivo Juliatto)
Professor: Agente Da Educacao? (Renato Luiz Wenzel)
Perfil e formação do professor de educacao profissional técnica (Cleunice Matos Rehem)
Com 43 anos, Rafael Gmeiner é jornalista especialista em Produção de Conteúdo, especializado em Franquias, CEO da Agência VitalCom, do site Mundo das Franquias e do site Educação & Tendências. Atua há mais de 23 anos, com Jornalismo e Comunicação, tendo passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites. Também, é especialista em Assessoria de Imprensa, segmento em que já atua há quase duas décadas. Além disso, é produtor de conteúdo, em especial para o ambiente online, que requer técnicas de SEO, otimização de textos para melhor posicionamento nos buscadores. Há mais de 10 anos é especializado no setor de Franquias, no qual mantém o seu site de notícias. Além disso, é sócio de uma franqueadora. Entre os seus parceiros e clientes atuais estão a reconhecida jornalista Analice Nicolau; Mônica Lobenschuss, especialista em Growth Hacking, Estratégias de Negócios e Mídias digitais; e a rede de franquia Face Doctor. Rafael também já prestou serviços para o governo da Argentina, com ações específicas no Brasil.

