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Insper é a primeira instituição da América Latina a adotar o ChatGPT Edu para toda a comunidade acadêmica

O Insper firmou, na segunda-feira (11), um acordo inédito com a OpenAI para disponibilizar o ChatGPT Edu a todos os seus estudantes, professores, pesquisadores e equipes administrativas, tornando-se a primeira instituição de ensino da América Latina a implementar a versão educacional da ferramenta de inteligência artificial generativa.

O ChatGPT Edu, desenvolvido especialmente para o ambiente acadêmico, oferece recursos como interpretação de texto, codificação, análise de dados, edição e resumo de documentos, sem que conversas ou dados sejam utilizados para treinar modelos da OpenAI. A tecnologia poderá ser incorporada em qualquer disciplina ou curso que opte por adotar IA generativa, ampliando as possibilidades de ensino, pesquisa e inovação.

Segundo Guilherme Martins, presidente do Insper, a iniciativa reflete a postura da instituição diante das mudanças tecnológicas. “Diante de um fenômeno como a IA generativa, a pior decisão é permanecer inerte. Inovação e excelência caminham lado a lado — e nosso objetivo é unir o melhor da tecnologia ao compromisso de melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Para Fábio Mori, Account Director para educação na OpenAI e alumni do Insper, o acordo democratiza o acesso à tecnologia. “Nossa missão é permitir que o máximo de pessoas possíveis experimentem a ferramenta, entendam seus limites e vislumbrem o que vem pela frente”, disse.

A ferramenta oferece recursos de personalização, adaptando-se ao perfil de cada usuário, além de um modo de estudo baseado no método socrático, no qual o estudante é conduzido por etapas e perguntas para chegar ao entendimento do conteúdo.

O Insper já possuía iniciativas voltadas ao uso da IA generativa no ensino, como a Comunidade de Aprendizagem em IA, criada para apoiar professores e estimular a formação contínua e o uso criterioso da tecnologia.

Para André Filipe Batista, diretor de Tecnologia do Insper, a novidade representa uma oportunidade para aprimorar práticas pedagógicas e gerar indicadores que aprimorem a experiência de aprendizagem.

Texto extraído integralmente de Times Brasil

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