A primeira sessão da formação será transmitida dia 10, às 19h, pelo YouTube, e visa conscientizar sobre supervisão familiar e ferramentas de controle parental
A Safernet Brasil, em parceria com o Google, realizará uma formação continuada online ao longo do segundo semestre de 2025 para apoiar pais, responsáveis, educadores e demais pessoas interessadas na conscientização sobre supervisão familiar e ferramentas de controle parental, essenciais para que crianças e adolescentes possam fazer um uso consciente, seguro e ético da internet.
Lidar com as tecnologias digitais pode ser desafiador, por isso a SaferNet deseja promover reflexões e trazer dicas práticas para a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais.
Segundo pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), apenas 3 em cada 10 pais usam ferramentas de mediação parental. O número diminui, porém, quando a pesquisa questiona se os pais usam ferramentas que limitam o tempo de tela dos filhos: apenas 24% responderam sim. Outra pesquisa, encomendada pelo Google, mostra que só 17% dos pais no Brasil usam ferramentas de controle.
No próximo dia 10 (quarta-feira), a SaferNet abre a série com “Famílias Conectadas: uma conversa sobre supervisão familiar e ferramentas de controle parental” que será transmitida entre 19h e 20h (horário de Brasília) no canal da Safernet, no YouTube.
A formação é continuada e terá novos encontros. Detalhes e datas das próximas etapas serão anunciadas nas redes sociais e no site da SaferNet.
Além de pais e responsáveis, essa formação é voltada também para educadores; profissionais da educação e demais pessoas interessadas no tema.
A formação abordará introdução à supervisão familiar; noções de privacidade e segurança; abandono digital de crianças e adolescentes e como utilizar ferramentas de controle parental.
Certificado de participação será emitido aos participantes. Orientações sobre como obter o documento serão compartilhadas ao final da transmissão.
Para participar, é necessário se inscrever através do formulário, clicando aqui!
Especialistas
A formação será conduzida pelas psicólogas Juliana Cunha, diretora de Projetos Especiais da SaferNet, e Bianca Orrico, que atua no canal de ajuda e na área de Educação da SaferNet.
Juliana Cunha é mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com 15 anos de experiência clínica com adolescentes e jovens e como professora de Psicologia e Tecnologia. Na SaferNet Brasil, é diretora de projetos especiais, com foco em empoderamento e segurança de crianças, adolescentes, jovens e mulheres. É responsável pelo Helpline, serviço nacional que oferece orientação online sobre o uso seguro da Internet;
Bianca Orrico é doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (Portugal) e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra (Portugal). Na SaferNet Brasil, atua desde 2012 na equipe do canal de ajuda e na área de educação, desenvolvendo materiais pedagógicos, palestras de conscientização sobre uso crítico e responsável da Internet e suporte a educadores na aplicação da Disciplina sobre Cidadania Digital. É membro suplente do Conanda.
Com 43 anos, Rafael Gmeiner é jornalista especialista em Produção de Conteúdo, especializado em Franquias, CEO da Agência VitalCom, do site Mundo das Franquias e do site Educação & Tendências. Atua há mais de 23 anos, com Jornalismo e Comunicação, tendo passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites. Também, é especialista em Assessoria de Imprensa, segmento em que já atua há quase duas décadas. Além disso, é produtor de conteúdo, em especial para o ambiente online, que requer técnicas de SEO, otimização de textos para melhor posicionamento nos buscadores. Há mais de 10 anos é especializado no setor de Franquias, no qual mantém o seu site de notícias. Além disso, é sócio de uma franqueadora. Entre os seus parceiros e clientes atuais estão a reconhecida jornalista Analice Nicolau; Mônica Lobenschuss, especialista em Growth Hacking, Estratégias de Negócios e Mídias digitais; e a rede de franquia Face Doctor. Rafael também já prestou serviços para o governo da Argentina, com ações específicas no Brasil.

