Fórum debateu como alunos do futuro precisarão aprender a orquestrar equipes de IA em vez de apenas absorver conhecimento
Da Redação
Redação Exame
Publicado em 23 de setembro de 2025 às 15h48.
Um fórum na Harvard Graduate School of Education reuniu participantes para ouvir o professor Howard Gardner e a professora visitante de Direito, Anthea Roberts, discutirem o impacto da IA na educação
Segundo o psicólogo e cientista social Howard Gardner — criador da teoria das múltiplas inteligências — e a professora visitante da Harvard Law School, Anthea Roberts, a educação em 2050 será radicalmente diferente da atual.
Ambos concordaram que a tecnologia transformará o setor, mas Roberts se mostrou mais otimista quanto aos efeitos no aprendizado dos alunos. “Minha reação inicial foi perceber que esses grandes modelos de linguagem são excepcionais”, disse ela, lembrando que, a partir daí, começou a desenvolver ferramentas de IA.
Gardner afirmou que a inteligência artificial representa uma mudança tão fundamental para a educação quanto qualquer outra nos últimos mil anos, e pode até tornar obsoletas várias das formas de mente que ele descreveu em sua teoria.
Para ele, por volta de 2050, toda criança precisará apenas de alguns anos de ensino nas bases tradicionais — leitura, escrita, matemática — e um pouco de programação.
Roberts apresentou outra perspectiva: enquanto antes o conhecimento era produzido pelo “ator no palco, o atleta no campo, o autor do livro”, a próxima geração precisará aprender a orquestrar equipes de IA. “Você se torna diretor do ator, treinador do atleta, editor do escritor”, explicou. “Isso exige habilidades sólidas na forma como você interage e aplica esses recursos.”
Texto extraído integralmente da Exame
Com 43 anos, Rafael Gmeiner é jornalista especialista em Produção de Conteúdo, especializado em Franquias, CEO da Agência VitalCom, do site Mundo das Franquias e do site Educação & Tendências. Atua há mais de 23 anos, com Jornalismo e Comunicação, tendo passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites. Também, é especialista em Assessoria de Imprensa, segmento em que já atua há quase duas décadas. Além disso, é produtor de conteúdo, em especial para o ambiente online, que requer técnicas de SEO, otimização de textos para melhor posicionamento nos buscadores. Há mais de 10 anos é especializado no setor de Franquias, no qual mantém o seu site de notícias. Além disso, é sócio de uma franqueadora. Entre os seus parceiros e clientes atuais estão a reconhecida jornalista Analice Nicolau; Mônica Lobenschuss, especialista em Growth Hacking, Estratégias de Negócios e Mídias digitais; e a rede de franquia Face Doctor. Rafael também já prestou serviços para o governo da Argentina, com ações específicas no Brasil.

