A formação online, Craques da Busca, certificada pelo Palavra Aberta, apoia educadores e bibliotecários a dominar ferramentas de pesquisa
Com a chegada da inteligência artificial no nosso cotidiano, as habilidades de busca e verificação de informações tornam-se cada vez mais importantes, inclusive nas escolas.
Pensando em apoiar educadores e bibliotecários a dominarem as ferramentas de pesquisa com eficiência e precisão, o Instituto Palavra Aberta trouxe para o Brasil o programa Craques da Busca, que oferece uma formação gratuita, online e certificada sobre o tema.
O curso é fruto de uma parceria entre o EducaMídia, programa de educação midiática do instituto, e o Google Search. Com duração de 8 horas, os participantes terão aulas ao vivo, atividades práticas e mentoria da equipe do EducaMídia, além do certificado ao final do processo.
O objetivo do Craques da Busca é que os educadores participantes aperfeiçoem a autonomia crítica na verificação de informações; a escolha adequada de palavras-chave; a reformulação de perguntas de busca, e a qualificação de fontes de informação.
A formação também vai explorar plataformas e ferramentas de inteligência artificial, mostrando como elas podem ser úteis na otimização de pesquisas.
As inscrições acontecem entre os dias 4 e 15 de agosto e as vagas são limitadas.
Mais sobre o curso
Público-alvo: professores e bibliotecários;
Duração total: 8h (4h síncronas + 4h assíncronas)
Custo: gratuito

Com 43 anos, Rafael Gmeiner é jornalista especialista em Produção de Conteúdo, especializado em Franquias, CEO da Agência VitalCom, do site Mundo das Franquias e do site Educação & Tendências. Atua há mais de 23 anos, com Jornalismo e Comunicação, tendo passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites. Também, é especialista em Assessoria de Imprensa, segmento em que já atua há quase duas décadas. Além disso, é produtor de conteúdo, em especial para o ambiente online, que requer técnicas de SEO, otimização de textos para melhor posicionamento nos buscadores. Há mais de 10 anos é especializado no setor de Franquias, no qual mantém o seu site de notícias. Além disso, é sócio de uma franqueadora. Entre os seus parceiros e clientes atuais estão a reconhecida jornalista Analice Nicolau; Mônica Lobenschuss, especialista em Growth Hacking, Estratégias de Negócios e Mídias digitais; e a rede de franquia Face Doctor. Rafael também já prestou serviços para o governo da Argentina, com ações específicas no Brasil.
