Com a COP30 no Brasil, Senac São Paulo reforça a aplicação transversal do tema sustentabilidade na formação dos alunos, unindo teoria e prática
A realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) no Brasil, colocou o país no centro das discussões sobre economia verde e transição energética. Como consequência, os debates sobre o tema se multiplicaram em todos os segmentos da nossa sociedade, sendo as escolas um deles.
No Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo, por exemplo, a preparação das novas gerações para atuarem de forma responsável diante dos desafios ambientais não é de hoje. Tratando a sustentabilidade como pilar transversal, a abordagem do tema na formação dos estudantes acontece de maneira alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e permeando as competências de quase todas as áreas do conhecimento.
Caroline da Silva Oliveira, coordenadora educacional do Ensino Médio Técnico do Senac Jabaquara, explica que os alunos são incentivados a pensar e a agir de maneira crítica, mencionando atividades que propõem análises sobre o discurso da sustentabilidade e o uso do tema em anúncios publicitários. “Neste semestre, os estudantes pesquisaram sobre como as empresas têm se apropriado do discurso relacionado à sustentabilidade, desenvolvendo análises de semiótica e discurso a partir das campanhas de publicidade”, exemplifica.
Entre outros projetos, a coordenadora cita ainda aqueles em que as turmas desenvolvem animações em formato de rotoscopia sobre a importância da água no cenário político e econômico mundial, indicando como a instituição tem discutido sustentabilidade através de atividades que integram as áreas de ciências humanas e sociais aplicadas e da natureza.
Educação climática fora da sala de aula
A formação ultrapassa a sala de aula, com visitas à terra indígena Tenondé Porã, no extremo sul de São Paulo, para que os alunos conheçam as relações das comunidades tradicionais com o território. A iniciativa permite refletir sobre a importância da preservação ambiental e dos saberes indígenas para a sustentabilidade planetária.
A coordenadora observa que o engajamento dos estudantes amadurece ao longo da formação. Os alunos do primeiro ano, muitas vezes vindos de escolas mais tradicionais, precisam ser mais provocados sobre o tema. “Já nos anos seguintes, os estudantes se mobilizam com mais autonomia e proatividade nos projetos”, aponta.
Embora pautas como a COP30 nem sempre surjam espontaneamente, os projetos ajudam a conectar a agenda climática global ao dia a dia. A professora de Linguagens, Caroline de Jesus, nota que, de modo geral, os jovens inicialmente não se percebem como os mais impactados.
Contudo, ela explica que, “ao longo dos trabalhos desenvolvidos, eles conseguem estabelecer relações sobre como as mudanças climáticas impactam em seu cotidiano”, citando como exemplos o aumento no preço dos alimentos ou a maior frequência de dias de calor excessivo e tempestades na cidade.
Todas as ações da unidade Jabaquara estão voltadas à sustentabilidade, assim como as “jornadas sustentáveis”, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão sempre presentes nos projetos. “Nosso desafio é que esses projetos saiam do senso comum e contribuam para que nossos alunos atinjam um conhecimento amplo sobre o tema e também a capacidade de serem agentes transformadores na sociedade”, concluem as educadoras.
4º Fórum Internacional Senac de Sustentabilidade
Recentemente, foi realizado o 4º Fórum Internacional Senac de Sustentabilidade, destacando a relevância da COP 30, sediada no Brasil, como um marco estratégico para impulsionar o debate climático no país. Idealizado pelo Senac Jabaquara e inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na Agenda 2030 da ONU, o evento gratuito convidou a sociedade, empresas e especialistas a refletirem sobre um tema central: a importância da mobilização de diferentes setores da sociedade na construção de soluções colaborativas, inclusivas e resilientes para enfrentar as emergências climáticas.
Ao longo dos dois dias do evento, o Fórum Internacional Senac de Sustentabilidade reuniu especialistas e lideranças de diferentes áreas para explorar múltiplas perspectivas sobre sustentabilidade. Estiveram no evento o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, José Renato Nalini; a ativista americana Daphne Frias; e o Diretor do Instituto 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, Alan Dubner.
A programação segue disponível no canal do Senac São Paulo no YouTube e também na página do evento.

Com 44 anos, Rafael Gmeiner é jornalista especialista em Produção de Conteúdo, especializado em Franquias, CEO da Agência VitalCom, do site Mundo das Franquias e do site Educação & Tendências. Atua há mais de 23 anos, com Jornalismo e Comunicação, tendo passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites. Também, é especialista em Assessoria de Imprensa, segmento em que já atua há quase duas décadas. Além disso, é produtor de conteúdo, em especial para o ambiente online, que requer técnicas de SEO, otimização de textos para melhor posicionamento nos buscadores. Há mais de 10 anos é especializado no setor de Franquias, no qual mantém o seu site de notícias. Além disso, é sócio de uma franqueadora. Entre os seus parceiros e clientes atuais estão a reconhecida jornalista Analice Nicolau; Mônica Lobenschuss, especialista em Growth Hacking, Estratégias de Negócios e Mídias digitais; e a rede de franquia Face Doctor. Rafael também já prestou serviços para o governo da Argentina, com ações específicas no Brasil.
