Educação Digital: livro essencial para educadores e tema obrigatório no Ensino Médio

Educação Digital: livro essencial para educadores e tema obrigatório no Ensino Médio

A nova BNCC do Ensino Médio adotou a disciplina de Educação Digital no currículo obrigatório nas escolas públicas

O livro Educação Digital – Por Dentro da Matrix, lançamento da Editora Kant Brasil, chega em um momento decisivo para as escolas de ensino médio

Com mais de 100 habilidades direcionadas para essa formação, a Base Nacional Comum Curricular norteia as ações pedagógicas do sistema nacional de ensino em todo o país. Em função disto, o Governo Federal está oferecendo livros de nove editoras na plataforma do PNLD Digital.

O livro Educação Digital – Por Dentro da Matrix, lançamento da Editora Kant Brasil, chega em um momento decisivo para as escolas de ensino médio: a janela de solicitações no PNLD Digital se encerra em 12 de setembro de 2025, e o prazo pede ação imediata de gestores e professores comprometidos com a inovação educacional.

A obra propõe um mergulho crítico e dinâmico no universo digital, convidando educadores e estudantes a questionar os limites entre o mundo real e o virtual, numa analogia direta ao clássico Matrix. 

Inspirando-se na cultura pop, mas indo além da ficção, o livro traça caminhos para adaptar práticas pedagógicas às demandas do século XXI, seja na sala de aula, seja no mundo do trabalho. Afinal, estamos falando de estudantes do ensino médio, um público ávido por uma preparação para atuarem no mercado em poucos anos.

Abordagens importantes 

O conteúdo oferece abordagens concretas sobre cidadania digital, segurança on-line, inteligência artificial, metaverso, entre outros pilares de uma formação capaz de preparar o jovem para uma sociedade hiperconectada e cheia de desafios inéditos. 

Leitura acessível, capítulos didáticos, propostas de projetos e recursos de avaliação fazem do “Por Dentro da Matrix” mais que um manual: trata-se de um convite à reflexão sobre o papel docente no enfrentamento das novas realidades digitais. Ao colocar o professor como protagonista, o livro resgata o sentido crítico da Educação, estimulando escolhas conscientes diante das transformações aceleradas.

Segundo David Stephen, autor do livro e dirigente da Editora TeleSapiens, uma parceira da Kant Brasil neste projeto, a obra traz uma abordagem inclusiva, fornecendo aos professores diversas dicas de como desenvolver as atividades propostas no livro até mesmo sem recursos tecnológicos disponíveis na escola. 

“Sabemos que os recursos digitais ainda representam um tabu em boa parte da rede de ensino público brasileira, por isso criamos atividades em que seja possível ao estudante praticar utilizando artefatos físicos, como lápis e papel, sem esquecer dos nativos digitais, que praticamente já nasceram conectados”, enfatiza o Prof. Stephen, empolgado com a obra.

Neste contexto, a urgência é real: a escolha do livro pelo PNLD Digital representa o acesso a material atualizado, uma oportunidade estratégica de colocar as escolas estaduais na vanguarda da inovação pedagógica. O prazo de 12 de setembro é peremptório; após essa data, corre-se risco de perder um recurso essencial para o desenvolvimento dos estudantes, numa era em que a educação digital deixou de ser tendência para se tornar necessidade.

Professores, coordenadores e gestores escolares podem visitar o site da Editora Kant Brasil, clicando aqui, para fazer o download do livro, conhecer suas propostas e garantir, com precisão e visão de futuro, o acesso de seus alunos à educação digital de excelência.

Não deixe a decisão para amanhã. A hora é agora: leve sua escola para além dos muros da Matrix, aprofundando o potencial transformador da educação digital. Conheça o livro, avalie as possibilidades e assegure essa escolha estratégica até o dia 12 de setembro, cavando um caminho de real protagonismo para professores e estudantes, diante de um mundo em constante transformação.

*Conteúdo de Marca – Educação & Tendências