Descubra livros essenciais para transformar a educação

Descubra livros essenciais para transformar a educação

Leituras inspiradoras que ajudam educadores, estudantes e gestores a repensar práticas, renovar ideias e impulsionar a aprendizagem.

A educação está em constante evolução — e a leitura é uma poderosa aliada nesse processo.

Selecionamos algumas obras indispensáveis para quem deseja refletir, inovar e atuar com propósito no cenário educacional.

De metodologias ativas a competências socioemocionais, de inclusão à tecnologia em sala de aula, esses livros oferecem caminhos para uma educação mais significativa, criativa e humanizada.

Prepare-se para mergulhar em ideias que provocam, inspiram e transformam.

O Professor, a Escola e a Educação
(Flávia Brochetto Ramos, Jayme Paviani)

Segundo a obra, a qualidade da educação depende do professor e das condições teórico-científicas e das condições da escola e da sociedade. Logo o livro busca tratar de assuntos como – Professores – papel do educador, educação – teoria, filosofia da educação, sociologia educacional.

Perfil e formação do professor de educacao profissional técnica
(Cleunice Matos Rehem)

A sociedade vive transformações tecnológicas, econômicas e políticas em ritmo veloz, impactando no setor produtivo com densidade. Os cursos técnicos, que devem preparar os profissionais para atuar nesse contexto dinâmico e incerto, ainda são desenvolvidos por professores sem formação pedagógica específica, com frágil capacidade de mediar as aprendizagens dos futuros profissionais. Por isso, é necessária uma formação mais adequada de seus professores.

Alfabetização Ecológica: a Educação das Crianças Para um Mundo Sustentável
(Fritjof Capra, Michael K. Stone, Zenobia Barlow)

Com contribuições de renomados escritores e educadores, como Fritjof Capra, Wendell Berry e Michael Ableman, Alfabetização Ecológica reúne teoria e prática com base no que existe de mais avançado em termos de pensamento sistêmico, ecologia e educação. Pais e educadores interessados no desenvolvimento de novas formas de ensino e na ampliação dos conhecimentos ecológicos das crianças vão encontrar neste livro uma fonte inestimável de ideias. 

Educação ambiental escolar: espaço de (in)coerências na formação das sociedades sustentáveis
(Francisco Herculano Carneiro de Souza, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, Irlane Maia de Oliveira)

Esta obra aborda o cotidiano de duas escolas da rede pública de ensino, relatando como elas vêm conduzindo as práticas de Educação Ambiental e as (in)coerências dessas práticas em relação às recomendações relacionadas à conservação do ambiente e ao desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Projetos Escolares em Educação Ambiental: Apostila para formação de professores
(Brisa Corso Guimarães Cabral Monteiro)

Esta apostila foi criada para a realização do curso de formação de professores das escolas públicas da Bacia do Rio Japaratuba, localizada no estado de Sergipe. O texto está dividido em nove tópicos onde são apresentados os principais momentos da história da educação ambiental, a distinção entre educação ambiental conservadora, crítica, formal e informal, os objetivos da educação ambiental escolar e suas modalidades, dentre outros temas.

Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável: Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável
(Loisy Valero Hernández, Omelio Cepero Rodriguez, Milagro Molina Velazco)

Livro de Sustentabilidade (O Grande Livro Projetos Escolares)
(On Line Editora)

Esta é uma publicação recheada de boas ideias para estimular o desenvolvimento da consciência ecológica desde os primeiros anos de escola. Com atividades lúdicas e envolventes, o educador conseguirá chamar a atenção dos alunos para a importância de adotarmos posturas que serão determinantes para a preservação do planeta.

A Cidadania Digital 
(Massimo Di Felice)

Neste livro, o autor Massimo Di Felice apresenta uma relação entre as importantes transformações que vivemos e a crise das formas ocidentais da política, destacando a necessidade de nos abrirmos às novas formas de participação, interação e governança.

Cidadania Digital – A Conexão de Todas as Coisas 
(Marina Magalhães, Massimo Di Felice, Thiago Franco)

 este projeto acolhe reflexões sobre as tecnologias, inteligências, não-humanos e comunicações em redes, em consonância com as comunidades tradicionais e com a floresta Amazônica. Este livro coletivo resulta dos debates promovidos no III Congresso Internacional de Cidadania Digital, um espaço transdisciplinar criado no coração da Amazônia (Manaus e Parintins, AM) para analisar as relações comunicativas com o ambiente.

Responsabilidade Digital na Era da Informação: Como Promover a Cidadania Digital com Educação Midiática e Educomunicação (Francisco Madureira)

Um guia abrangente e prático para pais e professores que desejam capacitar os jovens a se tornarem cidadãos digitais responsáveis. A obra busca sensibilizar os leitores sobre os desafios e oportunidades da era digital, abordando questões como privacidade, segurança online, cyberbullying e a influência da mídia na formação dos jovens.

KeepUp: Organização do Tempo de Estudo
(Miguel Panao)

Este pequeno livro pretende inspirar os estudantes a encontrarem a razão para darem um passo na forma como enfrentam o estudo. Os temas são baseados nas três partes da aplicação KeepUp: o modo de organizar o tempo de estudo; a autoavaliação do desempenho; e a forma de encarar o período de exames.

Guia prático de redação: Enem
(Natália Bomfim Pitta)

Neurociência e educação: Como o cérebro aprende
(Ramon M. Cosenza,  Leonor B. Guerra)

O cérebro é responsável pela forma como processamos as informações, armazenamos o conhecimento e selecionamos nosso comportamento, dessa forma compreender seu funcionamento, seu potencial e as melhores estratégias de favorecer seu pleno desenvolvimento é foco principal de estudo e trabalho tanto dos profissionais da saúde mental como da educação.

Inteligência Artificial na Educação Básica
(Rosa Maria Vicari, Christian Brackmann, Lucas Mizusaki, Cristiano Galafassi)

A obra aborda a Inteligência Artificial na Educação, de forma didática e acessível, apresentando desde os conceitos básicos até as aplicações mais avançadas do momento. São abordados temas como algoritmos, aprendizado de máquina, aprendizado profundo, processamento de linguagem natural, redes neurais, reconhecimento de padrões e raciocínio estatístico, entre outros. 

Inteligência Artificial e Educação 6.0 – Os Caminhos da Educação Inteligente 
 (Cleyson de Moraes Mello, José Rogério Moura de Almeida Neto, Marcio Martins da Costa)

O conceito de educação inteligente é o uso da tecnologia de Inteligência Artificial para acelerar a reformulação do processo de ensino-aprendizagem, incluindo as mudanças nos métodos de ensino já inseridas na educação 5.0.

A educação 6.0 permite oferecer uma educação personalizada de acordo com as necessidades de cada aluno.

Inteligência Artificial e Educação: O Futuro da Educação ou um Ameaça ao Aprendizado? 
(Joelmir Barbosa) 

A obra é um guia indispensável para entender como a IA está mudando o mundo da educação para sempre. Neste livro, você descobrirá como o ChatGPT, um dos maiores modelos de linguagem da atualidade, pode ser usado para melhorar a aprendizagem, escrita e pesquisa dos alunos. O autor mergulha fundo no assunto, analisando todos os aspectos do impacto do ChatGPT na educação, abordando temas como a personalização do ensino, a adaptação do conteúdo às necessidades dos alunos e o suporte à pesquisa acadêmica.

Educação 2.0: Transformando O Aprendizado Com Inteligência Artificial 
(Walison Santos)

O livro explora a transição da educação 1.0 para a educação 2.0, impulsionada pela Inteligência Artificial (IA). Também destaca como a IA está revolucionando as salas de aula, oferecendo aprendizado personalizado e adaptativo.