Novo documento será entregue a partir de outubro e oferece benefícios para professores brasileiros
Aprovada pela Câmara dos Deputados com urgência, a Carteira Nacional Docente será disponibilizada para professores brasileiros. A entrega do documento será feita a partir de outubro.
Segundo o ministro da educação, Camilo Santana, o documento será emitido pelo Ministério da Educação (MEC) e é equivalente às carteiras de advogados, médicos e engenheiros. O projeto aguarda sanção do presidente Lula, que deve acontecer no dia 15 de outubro, Dia dos Professores.
A Carteira Nacional do Professor é destinada a professores das redes públicas e privadas de ensino, nas esferas municipais, estaduais e nacional.
“Uma identidade do professor. O advogado tem, médico tem, engenheiro tem, por que o professor não pode ter? Estamos trabalhando em alguns incentivos para poder criar uma cultura de reconhecimento da importância do papel do professor nesse país.”
Camilo Santana.
A criação do documento tem o intuito de reconhecer a importância dos professores brasileiros. Para isso, a carteira oferece alguns benefícios como descontos em eventos culturais e também acesso a catão de crédito sem anuidade.
O ministro também destacou a parceria do MEC com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) que possibilita descontos de 15% em diárias de hotéis.
A iniciativa da criação da Carteira Nacional Docente faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil. O cadastro é feito por meio do site do programa, utilizando dos dados da conta gov.br.
Vantagens da Carteira Nacional do Professor
A Carteira Nacional do Professor oferecerá alguns benefícios para os profissionais que solicitarem as suas. Veja algumas vantagens já anunciadas pelo ministro da educação:
- descontos em eventos culturais (cinema, teatro e shows);
- cartão de crédito sem anuidade da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil;
- desconto de 15% em diárias de hotéis.
Em outubro, com a entrega das carteiras, serão anunciadas mais informações.

Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil
Como solicitar a Carteira Nacional do professor?
A solicitação da Carteira Nacional do Professor é feita de forma on-line, por meio do site do Programa Mais Professores para o Brasil. Os professores devem se cadastrar utilizando os dados da conta gov.br, com número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha.
As informações dos professores cadastrados serão verificadas a partir da base de dados do governo federal. Serão utilizados dados da Refeita Federal e o cadastro do Censo Escolar.
Os professores devem indicar tipo de vínculo de docência, município e unidade federativa onde atuam. A entrega dos documentos será feita de acordo com a disponibilidade das informações exigidas.
Por Jade Vieira
Jornalista
Texto extraído integralmente do Canal do Educador

Com 43 anos, Rafael Gmeiner é jornalista especialista em Produção de Conteúdo, especializado em Franquias, CEO da Agência VitalCom, do site Mundo das Franquias e do site Educação & Tendências. Atua há mais de 23 anos, com Jornalismo e Comunicação, tendo passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites. Também, é especialista em Assessoria de Imprensa, segmento em que já atua há quase duas décadas. Além disso, é produtor de conteúdo, em especial para o ambiente online, que requer técnicas de SEO, otimização de textos para melhor posicionamento nos buscadores. Há mais de 10 anos é especializado no setor de Franquias, no qual mantém o seu site de notícias. Além disso, é sócio de uma franqueadora. Entre os seus parceiros e clientes atuais estão a reconhecida jornalista Analice Nicolau; Mônica Lobenschuss, especialista em Growth Hacking, Estratégias de Negócios e Mídias digitais; e a rede de franquia Face Doctor. Rafael também já prestou serviços para o governo da Argentina, com ações específicas no Brasil.
