Especialista mostra que plataformas de BI oferecem métricas e indicadores para subsidiar tomada de decisão no ambiente escolar
O avanço da Inteligência Artificial registrado nos últimos anos tem impulsionado o mercado de dados em diferentes setores e muitas empresas já utilizam tecnologias como Big Data e Machine Learning para analisar melhor os cenários e tornar as decisões mais assertivas.
Na educação, a aplicação estratégica de dados tem se mostrado uma importante aliada tanto para melhorar a gestão quanto para deixar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo, melhorando a experiência do aluno.
“A partir de plataformas de Business Intelligence (BI) os gestores conseguem ter em poucos segundos uma visão global de seu negócio, com as principais métricas e indicadores de desempenho. Assim, é possível obter informações valiosas que podem gerar insights para reavaliar as estratégias sempre que necessário”, explica Rafael Moreira, diretor de operações da F10, empresa de tecnologia que atua no mercado educacional detentora de uma plataforma de BI para instituições de ensino.
Estas ferramentas possuem diferentes filtros que fornecem informações a partir de um banco de dados. Entre elas, estão, por exemplo, o volume de parcelas pagas ou em atraso, matrículas ativas, cancelamentos, indicadores de frequência, atrasos ou evasão escolar.
“A análise preditiva traz inúmeras vantagens para o dia a dia da escola. Por meio de gráficos, os gestores conseguem visualizar os principais indicadores que merecem sua atenção naquele momento, tornando a gestão mais eficiente e baseada em dados. A abordagem orientada por dados também traz mais agilidade às rotinas produtivas, otimizando o dia a dia das equipes”, destaca Rafael.
A proteção de dados da comunidade escolar também é outra vantagem que a tecnologia traz à gestão escolar.
O acesso aos indicadores gerenciais é feito apenas por pessoas credenciadas e as informações sensíveis são armazenadas em um ambiente seguro, dentro dos padrões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sugestões de leitura
Data Science Para Negócios (Foster Provost, Tom Fawcett)
Artificial Intelligence for Learning: Using AI and Generative AI to Support Learner Development (Donald Clark)
Business intelligence (Andrew Schaedler)
Business Intelligence e DataWarehouse: Guia Para Iniciantes (Ecio Ferreira)
Com 43 anos, Rafael Gmeiner é jornalista especialista em Produção de Conteúdo, especializado em Franquias, CEO da Agência VitalCom, do site Mundo das Franquias e do site Educação & Tendências. Atua há mais de 23 anos, com Jornalismo e Comunicação, tendo passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites. Também, é especialista em Assessoria de Imprensa, segmento em que já atua há quase duas décadas. Além disso, é produtor de conteúdo, em especial para o ambiente online, que requer técnicas de SEO, otimização de textos para melhor posicionamento nos buscadores. Há mais de 10 anos é especializado no setor de Franquias, no qual mantém o seu site de notícias. Além disso, é sócio de uma franqueadora. Entre os seus parceiros e clientes atuais estão a reconhecida jornalista Analice Nicolau; Mônica Lobenschuss, especialista em Growth Hacking, Estratégias de Negócios e Mídias digitais; e a rede de franquia Face Doctor. Rafael também já prestou serviços para o governo da Argentina, com ações específicas no Brasil.

