Editorial Folha de São Paulo – 7.jan.2026 às 22h00
A distorção série-idade é um dos principais gargalos da educação brasileira e está ligada à evasão escolar. Ela ocorre quando o aluno tem dois ou mais anos de atraso em relação à série adequada à idade.
Entre as causas estão, entrada tardia na escola, alfabetização insuficiente, repetência e desigualdades sociais.
Dados do Inep, divulgados pelo QEdu, evidenciam fortes desigualdades regionais.
Em áreas urbanas, a distorção atinge 11,6% no fundamental e 19% no médio. Em zonas rurais e ribeirinhas, os índices sobem para 16,5% e 29,8%. O Norte concentra os piores resultados, com taxas muito acima da média nacional. Pará e Amazonas lideram os indicadores negativos, influenciados por grandes distâncias e geografia complexa.
*Leia o Editorial completo da Folha de São Paulo: clique aqui!
Diretor da Berlitz Comunicação, agência que reúne Assessoria de Imprensa, relacionamento com a Imprensa, Produção de Conteúdo e Editora. Atualmente, é responsável pela assessoria de imprensa de clientes como Epiprocare Brasil-Alemanha (Saúde), Dr. Marcelo Bendhack (urologista e uro-oncologista), Bett Brasil (Educação), Grupo Risotolândia (Refeições Coletivas), Teachy (maior plataforma de IA para professores), NUATO (Proptech – tecnologia imobiliária), IntegralMind (cursinho pré-vestibular e reforço escolar) e Dell Aringa Odontologia. Foi um dos idealizadores do Educa Podcast.

