Inteligência Emocional Digital: como preparar alunos para lidar com redes sociais, cyberbullying e fake news

Inteligência Emocional Digital: como preparar alunos para lidar com redes sociais, cyberbullying e fake news

A inteligência emocional digital e a educação midiática preparam alunos da Educação Básica para lidar com redes sociais, fake news e cyberbullying

Vivemos em um mundo em que crianças e adolescentes crescem imersos nas redes sociais, expostos a informações constantes e interações virtuais intensas. 

Nesse contexto, a educação midiática surge como um eixo fundamental da Educação Básica, ajudando estudantes a desenvolverem senso crítico, responsabilidade online e capacidade de identificar riscos como fake news, cyberbullying e desinformação.

Mais do que ensinar a usar ferramentas digitais, é preciso preparar os alunos para compreender o impacto emocional das interações online, fortalecendo a chamada inteligência emocional digital.

O papel da escola no combate ao cyberbullying

O cyberbullying é uma das maiores preocupações no ambiente escolar. Ofensas, exclusão social e ataques em redes podem gerar traumas duradouros. A escola deve criar espaços de diálogo, protocolos de denúncia e atividades educativas que promovam empatia e respeito no ambiente digital. 

Trabalhar a inteligência emocional permite que os alunos aprendam a reagir de forma saudável a críticas, a estabelecer limites e a se proteger em interações virtuais.

Fake news e cidadania digital

Outro desafio urgente é o crescimento das fake news, que atingem não apenas a sociedade em geral, mas, também, a vida escolar. 

Ensinar os alunos a verificar fontes, analisar dados e questionar conteúdos é essencial para formar cidadãos digitais responsáveis. 

Ao desenvolver a cidadania digital, a escola contribui para que os estudantes não sejam apenas consumidores passivos de informação, mas produtores conscientes de conteúdo.

Educação Básica e competências para o futuro

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já aponta a importância da cultura digital na Educação Básica. Trabalhar a educação midiática e a inteligência emocional digital ajuda a desenvolver competências socioemocionais, pensamento crítico e responsabilidade social — habilidades essenciais para o século XXI.

Mais do que preparar para o mercado de trabalho, a escola deve formar indivíduos capazes de agir de forma ética, crítica e empática, dentro e fora das telas.