Educadora elenca atividades que podem ajudar na transição entre anos escolares, estimulando a autonomia e a organização
O encerramento de um ciclo escolar pode ser um período favorável para que educadores e estudantes iniciem um planejamento para o próximo ano letivo. De acordo com Mayana Farias, assessora pedagógica da Plataforma Amplia, este momento pode ser uma oportunidade de estimular a autonomia, a organização e garantir o engajamento dos alunos para o próximo ano.
A especialista explica que é comum que transições escolares exijam adaptações importantes. “Os estudantes podem vir a enfrentar um aumento da complexidade dos conteúdos, novas rotinas, novos professores e diferentes responsabilidades, além de maior exigência de autonomia. Isso pode resultar em inseguranças sociais e emocionais diante de tantas mudanças”, afirma.
Neste contexto, a educadora destaca a importância de as escolas participarem ativamente desse processo, uma vez que podem auxiliar os estudantes a compreenderem suas dificuldades e avanços, além de orientá-los na elaboração de metas realistas para os estudos. “Pesquisas da Fundação Lemann reforçam que estudantes que recebem devolutivas claras e apoio para construir planos pessoais apresentam maior engajamento e melhores resultados ao longo da jornada escolar”, indica.
“A escola deve apoiar esse desenvolvimento por meio de rodas de conversa sobre emoções e convivência, projetos de cultura de paz, espaços de escuta ativa, atividades de autoconhecimento e a integração de metas socioemocionais ao currículo. Essas ações ajudam o aluno a lidar melhor com pressão, mudanças e expectativas, que são aspectos comuns em qualquer transição escolar”, alerta a assessora pedagógica da Plataforma Amplia.
Atividades recomendadas para o alcance de metas
Pensando em auxiliar os professores no desafio de orientar os estudantes no início do novo ciclo escolar, visando ganho de performance e mais autonomia nos estudos, ela recomenda 4 práticas pedagógicas. Confira:
Portfólio reflexivo: Mayana explica que a elaboração de um portfólio reflexivo é uma prática na qual o estudante registra conquistas, dificuldades e metas, como um diário. Esse conteúdo pode ser um importante direcionamento para a estratégia de estudo no ano seguinte;
Oficinas de organização e planejamento: essas aulas, focadas em métodos de organização, apresentam como utilizar da melhor forma materiais como agendas, mapas mentais – diagrama utilizado para organizar informações de maneira visual – e ferramentas de gestão do tempo;
Projetos de descoberta de talentos: trata-se de atividades diversificadas que permitem que o aluno explore novos interesses e descubra habilidades pessoais que podem ser aprimoradas;
Tutoria entre pares: por meio de momentos de acolhimento e tutoria, os alunos mais velhos e mais experientes auxiliam os recém-chegados nos novos desafios que enfrentarão.

Com 44 anos, Rafael Gmeiner é jornalista especialista em Produção de Conteúdo, especializado em Franquias, CEO da Agência VitalCom, do site Mundo das Franquias e do site Educação & Tendências. Atua há mais de 23 anos, com Jornalismo e Comunicação, tendo passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites. Também, é especialista em Assessoria de Imprensa, segmento em que já atua há quase duas décadas. Além disso, é produtor de conteúdo, em especial para o ambiente online, que requer técnicas de SEO, otimização de textos para melhor posicionamento nos buscadores. Há mais de 10 anos é especializado no setor de Franquias, no qual mantém o seu site de notícias. Além disso, é sócio de uma franqueadora. Entre os seus parceiros e clientes atuais estão a reconhecida jornalista Analice Nicolau; Mônica Lobenschuss, especialista em Growth Hacking, Estratégias de Negócios e Mídias digitais; e a rede de franquia Face Doctor. Rafael também já prestou serviços para o governo da Argentina, com ações específicas no Brasil.
